A infecção urinária nos homens é bem diferente da infecção urinária nas mulheres e não é tão comum. Os sintomas são diferentes, o local é diferente, e até o diagnóstico pode ser feito de forma diferente também.
Índice
É muito difícil os homens apresentarem cistite, que é uma coisa muito comum em mulheres. Estima-se que um terço das mulheres pode ter cistite. Já os homens não, de 20 a 50 vezes menos.
A mulher tem infecções urinárias ou doenças sexualmente transmissíveis, que pode ser na uretra, conhecidas como a gonorreia e a clamídia. O homem pode ter infecções na próstata, que seria a prostatite, e que podem causar sintomas no início, similares ao da cistite.
Os sintomas são:
Só que prostatite é uma infecção bem mais importante, e até de maior potencial de gravidade que uma cistite. Muitas vezes, o homem pode ter febre e muita dificuldade para urinar, no sentido de não conseguir expelir a urina.
A infecção urinária no homem, mais clássica e diferenciada, é a prostatite e não a cistite. Desta forma, com essas nuances, o caso é mais grave, e pode levar a bactéria para o sangue, causando o maior risco de bacteremia e septicemia.
Muitos pacientes, às vezes, precisam ficar na UTI, principalmente se for uma infecção mais grave. Portanto, homem que começa a ter ardência para urinar, dificuldade para eliminar a urina, e eventualmente febre, deve procurar um pronto socorro de forma rápida, porque pode estar com uma prostatite.
Como a infecção não está na bexiga, na mulher sempre se pede para desprezar o primeiro jato de urina para fazer o diagnóstico. No homem geralmente é ao contrário, prefere-se pegar esse primeiro jato da urina e não desprezar. Então, é uma nuance bem diferente no diagnóstico que devemos prestar atenção. Muitas vezes no homem a infecção pode ir para o sangue e muitas vezes, o paciente é internado e recebe antibiótico na veia.
São características bem diferentes na infecção urinária do homem e da mulher, como o diagnóstico e o tratamento. E ambos precisam ficar de olho nesses pequenos detalhes, para que procurem um pronto-socorro da forma mais rápida.
Os homens podem ter infecções na próstata com repetição, podendo aumentar o PSA, confundindo com um diagnóstico de câncer de próstata. Se estiver com a doença, tem que ser bem diagnosticada e tratada adequadamente.
A parte boa é que o tratamento, na maioria das vezes, só com antibiótico, é super efetivo e resolve o problema. No entanto, diferente da mulher que trata por poucos dias, uma infecção na próstata tem que ser tratada por mais tempo, de quatro a seis semanas de antibiótico, o que normalmente deixa as pessoas bem, ou acabam desistindo do tratamento e aumenta a chance de voltar, ou deixa bastante chateadas as pessoas com tantas semanas de antibióticos, mas é importante para que essa infecção não se torne crônica.
E os homens podem ter infecções na próstata com repetição, podendo aumentar o PSA, confundindo com um diagnóstico de câncer de próstata. Se estiver com a doença, tem que ser bem diagnosticada e tratada adequadamente.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.
Em crianças de 11 anos com prostatite o tratamento é também com antibiótico e a gravidade é a mesma?
Olá. Tudo bem? Acredito que seja importante procurar uma ajuda médica para avaliar de perto o caso da criança. Assim é possível ter mais precisão ao prescrever um tratamento.
Espero ter ajudado.
Estou sentindo uma ardencia na hora de urina e uma cocerinha no pênis que não para
Olá Ivan. É necessário procurar o seu urologista de confiança para realizar os exames necessários e fazer o diagnóstico correto.