O que é pielonefrite?

O tema pielonefrite, ou também infecção nos rins, que muita gente fala nefrite, parecem a mesma coisa, mas tem vários tipos de nefrites que são problemas clínicos e não tem nada a ver com a pielonefrite.

O que é?

A Pielonefrite está sempre relacionada a uma infecção bacteriana nos rins, ou em um dos rins. Normalmente, pode ter vários mecanismos de infecção, mas é o que se fala da via ascendente, ou seja, vêm de fora do corpo, passa primeiro para bexiga, a bactéria sobe e causa infecção nos rins.

O que é Pielonefrite? - Por Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert EinsteinA infecção nos rins, diferente da cistite e infecção na bexiga, já pode ser considerada uma infecção de maior potencial de gravidade, muitas vezes é necessário internação e tratamento com antibiótico na veia, nem sempre, mas muitas vezes, pelo potencial de septicemia.

Septicemia é aquela infecção que vai para o corpo todo, que tem risco de vida para a pessoa. De forma que uma infecção no rim, sempre é uma situação de maior gravidade, e precisa de uma atenção especial.

Veja também: Causas da Pielonefrite.

Sintomas

Na infecção no rim, na maioria das vezes, os sintomas são: dor de um dos lados nas costas, na altura, meio do lado, nos rins, mais alto e associado a febre.

Uma dor de lado e com febre ou calafrios, uma das duas, mas no começo a pessoa só tem calafrios e tremores, o que já pode indicar um pouco de bactéria na circulação sanguínea, que é uma situação de maior gravidade ainda. 

Se está com febre e dor de um dos lados, tem que se suspeitar de uma infecção nos rins, deve-se procurar um atendimento de emergência, se fazer exames de urina, de imagens se for necessário e entender que muitas vezes a internação nos primeiros dois dias, é para garantir realmente que essa infecção não vá para o sangue e não corra risco de vida para a pessoa.

4 Comentários

  1. Glaucia Erica

    Boa tarde.
    Tive pielonefrite ano passado. Dei entrada no hospital a PCR marcando 45 e no dia seguinte ja estava a 157…pq ate entao nso se sabia qula era a bacteria responsavel….e os antibioticos q eu estava usando a bacteria era resistente…descobriu qual bacteria era e fui tratada com Amicacina durante 10 dias de internacao….gracas a Deus ele colocou um anjo (um medico maravilhoso) no meu caminho q cuidou e cuida de mim….
    Sabia q o problema era serio….mas nao sabia da real realidade da situacao….(pois procurei a emergia por conta de um calafrio q nao passava …nao conseguia nem falar de tanto q eu tremia)…
    Mas gracas a Deus e a vcs….anjos que cruzam o nosso caminho ….hj estou bem….
    Fico grata pelas suas explicacoes…foram de grande…grande valia…?

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá Rose, fico grato por estar compartilhando este acontecimento conosco e muito feliz por ter conseguido o tratamento ideal para o seu problema. Obrigado por acompanhar meu blog. Estou extremamente lisonjeado por terem pessoas que estão usufruindo de muitas informações devido às minhas postagens.

      Responder
  2. Rose Silva

    Tou sempre com infecção urinária, em menos de 60 dias tomei dois antibióticos diferentes ,porém até hoje a urina a queima sinto desconforto total ,a uns 3 anos que começou astas infecção com frequência é horrível,sinto muita dor nas costas.falta de paladar….calafriu direto….

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      Olá, bom dia Rose. Seja bem-vinda ao meu blog. Te aconselho a procurar um médico de confiança, pois só ele te dará as melhores informações e indicar procedimentos a serem tomados referente ao seu caso. Espero ter ajudado. Obrigado.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

agsdi-whatsapp