Dr. Cássio Andreoni

Causas da Pielonefrite

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A pielonefrite é uma infecção dos rins muito conhecida, que normalmente começa por uma cistite, infecção da bexiga, e as bactérias especiais vão subindo.

O que é?

Às vezes, as pessoas se referem a essa doença como, nefrite aguda. Muitas pessoas dizem que tiveram nefrite quando crianças, outras dizem que tem.

Existem outros tipos de nefrite que se chamam glomerulonefrites, normalmente quem cuida disso é o nefrologista, pois são problemas clínicos. São tipos variados de glomerulonefrite que podem levar a problemas como, perda da função renal, sangramento na urina e hipertensão arterial, mas não tem relação com pielonefrite.

Causas

Uma das causas mais importante é a bactéria. Algumas bactérias podem criar pernas, e subirem, ascendendo na parede do trato urinário e da bexiga, passando para os rins.

Outra causa pode estar relacionada com fatores da própria pessoa, decorrentes de algum distúrbio que ela possa ter nos rins, ou doenças já prévias, ou que ela nem sabia. Podem ser doenças congênitas com manifestação na infância ou até na vida adulta. Por exemplo, na infância é muito comum ter refluxo da bexiga para os rins, doença do refluxo vesicoureteral e talvez seja a primeira causa de pielonefrite na infância.

A estenose de jup, é um defeito na parte superior do rim, na junção do rim com ureter. O rim fica dilatado, pode juntar a urina e dar infecção. Isso pode acontecer ainda na infância, mas também na vida adulta, até na velhice. É uma doença congênita que pode, ao longo da vida, dar problemas. No entanto, as doenças congênitas são as menos comuns. Muitas causas comuns são até o próprio cálculo renal.

O cálculo renal pode obstruir o rim, e se tiver uma bactéria ele pode dar uma pielonefrite grave. Então, em resumo: existe uma bactéria um pouquinho mais grave, de características especiais que criam perninhas e sobem. Pessoas que têm deficiências de imunidade, como diabéticos e pessoas de mais idade, e/ou eventualmente causas congênitas, pode estar com essa predisposição desde a infância.

Resumindo, as causas da Pielonefrite estão relacionadas à bactérias ou doenças congênitas, como: refluxo vesicoureteral, estenose de jup ou cálculo renal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 14 / 09 / 21
O feocromocitoma é um tumor bastante raro e que pode ser confundido com problemas psicológicos. Saiba como diagnosticá-lo!
Ler Mais
 | 07 / 09 / 21
O câncer de rim não é muito comum, mas quando acontece, o tratamento quase sempre é cirúrgico. Saiba quais são os sintomas!
Ler Mais
1 2 3 11
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45