Dr. Cássio Andreoni

Prostatite: causas, sintomas, exames e tratamentos

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Causas da Prostatite

A Prostatite é uma inflamação da próstata causada por bactéria, infecção ou outras causas desconhecidas e pode ser aguda ou crônica.

Prostatite Aguda

Na realidade tem uma classificação de prostatite que é um pouco complexa para falar, que são coisas técnicas mais para especialistas, mas, para o público em geral saber a prostatite pode ser basicamente um momento muito agudo, que normalmente é uma infecção grave de bactérias que pode levar até o risco de septicemia, a infecção generalizada onde o paciente tem a febre alta, muita dificuldade para urinar, como se fosse sintomas de cistite na mulher, a mulher sabe bem como é vontade de urinar com frequência.

O homem pode ter uma dificuldade para esvaziar a urina e muitas vezes associada a febre, às vezes com tremores e calafrios. Essa é uma situação da estação de urgência deve se deslocar ao pronto-socorro mais próximo para tratamento, normalmente com antibióticos.

Esse tipo de problema pode, às vezes, evoluir para um abcesso prostático, que eu queria mostrar aqui para vocês. Então a próstata, que dá para ver aqui em aumento, aqui a bexiga. Aqui em toda a bexiga, a próstata nessa região e muitas vezes essa parte aqui em amarelo demonstrando então a formação de pus dentro da próstata, que muitas vezes causa uma gravidade maior. Então esse pus muitas vezes se desloca por essas flechas, que estão sendo mostradas, e ela pode levar a disseminação até para perto do intestino e outros lugares, o que causa uma situação de maior gravidade, às vezes, um tratamento cirúrgico, como complicação de uma prostatite aguda bacteriana.

Prostatite Crônica

A prostatite crônica já é um outro "mundo", e a prostatite crônica pode até ser como consequência de uma prostatite aguda, maltratada, mas muitas vezes não. Inclusive a prostatite crônica, muitas vezes, aumenta o PSA que é o exame no sangue conhecido pela maioria dos homens como sendo o exame para detectar câncer de próstata, e pode confundir porque o homem pode ter o PSA elevado, os sintomas urinários e não ter câncer de próstata e, sim, por conta de uma prostatite crônica.

Prostatite crônica dá sintomas muito variáveis, pode inclusive não dar sintomas. Aí complica um pouquinho mais.

Mas muitas vezes o homem pode ter sintomas de aumento Benigno da próstata, que a dificuldade para fazer a urina, ardência, frequência urinária aumentada, levantar a noite para fazer xixi e um sintoma que é bastante característico de uma próstata inflamada é o incômodo, ou uma propriamente dor na hora da ejaculação.

Então se o homem tem dor na hora que tá ejaculando, no mesmo momento logo depois incômodo, dor ou esses sintomas que ele já tinha antes e ficam aumentados, essa é uma característica Clínica bastante relevante para um diagnóstico de prostatite crônica.

Exames para o diagnóstico da Prostatite

O aumento do PSA causa, às vezes, uma confusão e muitos homens acabam sendo biopsiados, e os casos que vêm negativo, nós falamos muito em câncer de próstata, em fazer exame de toque, fazer PSA, fazer ressonância mas muitos desses homens que vão seguindo todas essas esse caminho, essa trilha, do diagnóstico de câncer de próstata, podem ao ser feita uma biópsia negativa para câncer, no fim muitas vezes é feito então diagnóstico de prostatite crônica tem tratamentos variáveis.

Tratamento para Prostatite

Podem ser desde antibiótico, podem ser remédios para diminuir a próstata e também, às vezes, cirúrgico. Porque muitas vezes essa inflamação crônica no miolo da próstata, vai levar a uma cirurgia também de raspagem da próstata.

A prostatite um assunto bastante amplo, é difícil de falar em poucos minutos pode causar sintomas, pode não causar sintomas, pode aumentar o PSA mas, a mensagem maior é nessa questão da urgência. Então, homem com dificuldade urinária aguda e com febre tem que se dirigir ao pronto-socorro logo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 06 / 21
Já ouviu falar no uso do Óleo de Semente de Abóbora para os Sintomas do aumento benigno da próstata? Confira o que o Dr. Cássio tem a falar sobre o assunto.
Ler Mais
 | 29 / 12 / 20
Terapia multimodal é o uso de múltiplas modalidades de tratamento que podem incluir: cirurgia, radioterapia, bloqueio hormonal e quimioterapia.
Ler Mais
1 2 3 15
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Última atualização: 28/09/2021 às 09:27