Rins policísticos: o que são

Início » Rins policísticos: o que são


Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

O que são rins policísticos

Os rins policísticos é um termo muito comum de preocupação. É uma doença bastante rara de transmissão genética, os rins ficam aumentados parecendo grandes cachos de uvas cheios de cistos que são múltiplas bolhas.

Muitas vezes levam à perda da função renal, os pacientes precisam fazer diálise e ficam preocupados por fazer um check-up e aparecer dois ou três cistos no rim de um lado e do outro, a gente sem conhecer a doença diz que tem rins policísticos, não é bem assim.

Os cistos renais são muito comuns e se aparecer alguns cistos de cada lado não significa necessariamente que você tenha rins policísticos.

Rins policísticos é uma doença autossômica dominante transmitida de forma hereditária, a pessoa sempre sabe que o pai, mãe, tio, avô, filho, irmão, algum desses teve essa doença. É uma doença que realmente acomete a família toda.

Quem mais cuida desses pacientes são os nefrologistas, no entanto, para o urologista muitas vezes vem algumas complicações, como hemorragias e infecções nesses cistos, às vezes pode apenas drenar o cisto ou tirar o rim todo.

 

Cirurgia

As cirurgias são bem trabalhosas e desafiadoras, é possível fazer por vídeo, mas tem que abrir uma incisão para a retirada de toda a peça.

O recado mais importante é: se no ultrassom aparecer poucos cistos, não significa que você tem a doença se não houve nenhum caso na família.

Porém, em alguns casos mais raros podem acontecer isso, pois tem também a parte na infância que não acomete todas as gerações.

Veja também: Cisto no rim – o que é, riscos e avaliação.

O mais importante: na suspeita, procure um Neurologista ou Urologista para tirar a dúvida.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

2 Comentários

  1. Marta Silva

    Quem tem cisto nos rins quanto a alimentação o que pode e não pode.

    Responder
    • Dr. Cassio Andreoni

      O ideal é esclarecer essa dúvida com o médico que lhe acompanha, pois ele tem maior conhecimento no seu caso.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais:

Feocromocitoma

Feocromocitoma

Dr. Cássio Andreoni Cv Lattes   GoogleMyCitations CRM: 78.546 Feocromocitoma é uma doença incomum, porém, que causa muito problema e precisa de um grupo de profissionais extremamente capazes porque...

ler mais
Duplo J: cateter ureteral

Duplo J: cateter ureteral

Duplo J é um cateter colocado no ureter para manter o local aberto e a urina passar sem interrupções. Veja a importância desse cateter e quais os sintomas.

ler mais
× Agendar Consulta