Dr. Cássio Andreoni

Vacina contra HPV: meninos também precisam tomar!

Atualizado em 30/08/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é HPV?

O HPV é uma doença sexualmente transmissível, normalmente é uma verruga causada por um vírus. Na teoria, quando você adquire isso, é incurável. Sendo assim, a melhor forma é evitar e lembrar que as doenças sexualmente transmissíveis mudaram de reservatório.

Hoje em dia, é muito comum nas escolas, faculdades, ambientes de interações sociais e baladas, os jovens terem várias doenças sexualmente transmissíveis, não só HPV, como, gonorreia, clamídia, até a sífilis está aumentando.

De forma que o HPV é uma doença teoricamente incurável e se manifesta com uma verruga, uma bolinha na região genital do menino ou da menina e foi muito difundido nas meninas adolescente fazer a vacina do HPV e os ginecologistas acabam indicando isso. Ficou para o urologista tentar disseminar esse conceito de que a vacina contra HPV nos meninos também é importante.

Vacina contra HPV nos meninos

É recomendado a partir dos 11 anos tomar a vacinação, é interessante tomar antes da iniciação sexual porque após começar a relação, terá uma menor chance de HPV.

Eu gosto sempre de ressaltar isso, pois as pessoas que recebem a vacina ficam com uma falsa sensação que estão super protegidas. Porém, existem quase 100 tipos diferentes de HPV, a vacina é somente para as 4 mais comuns.

Como prevenir a HPV?

A vacina contra HPV nos meninos não impede que você adquira a HPV e não precise mais usar o preservativo. A melhor ideia e orientação é que, tanto o homem quanto a mulher, exija o uso do preservativo nas relações sexuais, mesmo se já tem o parceiro a um tempo, para que evite da melhor forma a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Em resumo, meninos a partir de 11 anos são recomendados a fazerem uma avaliação com o Urologista e tomar a vacina de HPV, porém, sempre sabendo que não terá 100% de eficiência para todos os tipos de HPV. Lembre-se: a melhor maneira de prevenção é o uso do preservativo na relação sexual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 03 / 08 / 20
Você sabia que o menino adolescente deve começar a frequentar o Urologista a partir dos 15 anos? Entenda por que clicando neste link!
Ler Mais
 | 09 / 06 / 20
Feocromocitoma é um tumor incomum, produtor de adrenalina, originado nas glândulas adrenais ou supra-renais, e que possui tratamento. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 7
Logo | Prof. Dr. Cássio Andreoni - Urologista Hospital Albert Einstein
CRM 78.546
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
ENTRE EM CONTATO
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.
Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | 2021 Todos os direitos reservados – Desenvolvido por Surya MKT
Última atualização: 14/09/2021 às 17:45