O HPV pode causar Câncer de Pênis?

Início » O HPV pode causar Câncer de Pênis?


Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

O HPV na mulher aumenta o risco de câncer do colo do útero, sendo motivo para fazer o exame de Papanicolau. As mulheres têm HPV, normalmente pegaram dos seus parceiros masculinos.

O homem com HPV teria o mesmo risco?

Esse assunto é debatido e controverso, o que acontece na prática é uma lesão do HPV, normalmente uma verruga, diagnosticada com muito mais antecedência do que uma verruga ou uma lesão do HPV, dentro da vagina da mulher.

Se a mulher não for ao ginecologista uma vez por ano e fizer os exames, não terá outra vez para ser examinada. No caso do homem, como a genitália é externa, ele olha várias vezes ao dia, na hora de fazer suas necessidades, de tomar banho, às vezes a própria parceira nota uma bolinha no pênis.

O HPV no homem é diagnosticado com maior antecedência, e para a formação do câncer depende de muitos anos de infecção. Por isso, na prática, o HPV acaba não tendo uma relação muito frequente com o câncer de pênis.

No entanto, alguns estudos mostram que homens que permanecem com HPV não diagnosticado por muitos anos. Possui também maior chance de ter câncer de pênis, pelos mesmos mecanismos do câncer do colo do útero da mulher.

Veja também: Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Higiene adequada

O Brasil infelizmente é campeão mundial de câncer de pênis, principalmente em algumas regiões do Nordeste, ou em pessoas de muito baixa renda. Isso está associado principalmente à higiene inadequada do pênis.

Portanto, antes de falar sobre o HPV, é muito importante falar sobre a higienização adequada do pênis, desde a infância e adolescência, que muitos meninos por conta do prepúcio ou da fimose, acostumam a não lavar o pênis e não limpar adequadamente.

Isso deve ser amplamente divulgado para os pais já cobrarem dos filhos durante o banho, que faça uma higiene adequada com exposição total da cabeça do pênis e depois secar para que não haja infecção por fungos. O fator mais importante em relação ao câncer de pênis é a higienização adequada do pênis.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais:

DST

DST

Doenças sexualmente transmissíveis tem aumentado a incidência, pois as pessoas acabam não fazendo o uso da camisinha.

ler mais
× Agendar Consulta