Dr. Cássio Andreoni

Dificuldade para urinar? Descubra o que pode ser!

Atualizado em 24/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A dificuldade para urinar é um problema genérico, que pode significar tanto problemas urológicos, como também problemas clínicos.

Você tem dificuldade para urinar? No post de hoje, iremos falar sobre possíveis sintomas da dificuldade para urinar e a sua ocorrência em mulheres e homens.

Quais são os Sintomas?

Alguns dos sintomas comuns que levam a consulta com o urologista são ardência ou queimação para urinar, urinar com frequência, acordar a noite para urinar, urinar com o jato fraco, ter que fazer força para urinar, perder urina quando tosse, ou até ter que sair correndo e às vezes não conseguir chegar no banheiro e perder xixi antes, tudo isso entra nesse termo amplo, chamado dificuldade para urinar.

Mulheres e a Dificuldade para Urinar

As dificuldade mais comuns em mulheres são duas: mulheres tem infecção urinária com maior frequência, muitas vezes elas têm queimação para urinar, urinar com frequência e em muitos casos pode ser uma infecção, ou até um outro tipo de inflamação, que muitas vezes precisa ir até no pronto socorro. Outros já são problemas crônicos, como perda de urina quando faz algum esforço, como tosse ou espirro. Isso precisa de uma avaliação em uma consulta eletiva, onde os exames têm que ser feitos e eventualmente vai ser verificada a causa.

Homens e a Dificuldade para Urinar

Após os 40 anos, muitas vezes, a próstata dos homens começa a aumentar e eles começam a ter um jato mais fraco ao urinar ao longo dos anos. Esse é um dos grande problemas, pois como essa complicação as vezes demora 5/10 anos para acontecer, o homem se adapta e se acostuma, então ele não consegue perceber que de uma hora pra outra o jato está mais fraco, pensando então que está tudo bem e às vezes o homem demora tanto para procurar um médico, que em alguns casos já chega com a bexiga um pouco deteriorada e as vezes nem mesmo remédio ou cirurgia podem resolver.

Acordar para urinar, entre uma roda de homens é visto como problema de próstata, eles brincam falando "Quantas vezes você acorda?", quem acordou 3 vezes nesse grupo é que tem mais problema de próstata, e nem sempre isso é verdade, isso até pode ser um problema de próstata, mas só caso aconteça durante o dia também, porque a próstata não sabe se é dia ou noite, ela fica dando problema o dia todo. Por isso é importante fazer exames de fluxometria e ultrassom, para saber se a próstata está realmente maior.

Acordar para Urinar

Só ter alterações durante a noite, pode ser sinal de problemas clínicos por exemplo, que não tem nada a ver com um problema urológico, como a diabetes, problemas do sono, problemas respiratórios, pessoas que têm apneia, e que muitas vezes não sabem do problema, mas o companheiro ou companheira, é que percebe que tem alguma coisa na respiração ou que a pessoa ronca muito. 

Recentemente, uma paciente veio ao consultório depois de ter ido a vários médicos por anos, e o problema dela é que ela estava com a diabete alterada durante, ao consertar a diabete com o clínico dela, ela resolveu o problema de acordar a noite.

A dificuldade para urinar é um problema bem amplo, que pode ou não ser um problema urológico. O importante é sempre procurar um especialista, para se inteirar, tirar as suas dúvidas e fazer os exames necessários!!

Se você gostou desse post, compartilhe e continue nos acompanhando. Obrigado!

Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 05 / 09 / 23
Saiba mais sobre as complicações da dificuldade urinária, seu impacto no envelhecimento, riscos de câncer de bexiga e a importância do diagnóstico correto por exames de urina. Explore como o envelhecimento afeta a função da bexiga e a necessidade crucial de manter uma hidratação adequada.
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Descubra as causas e preocupações relacionadas à presença de sangue na urina, seja ao urinar ou em exames de rotina. Este artigo explora os cenários que envolvem homens e mulheres, oferecendo insights sobre avaliações médicas e possíveis diagnósticos.
Ler Mais
1 2 3 9
Atenção: O site  cassioandreoni.com.br  apresenta informações de qualidade, sobre a saúde masculina, para orientação de todos. Não substitui uma avaliação completa e diagnóstico adequados, em consulta médica.

Dr. Cássio Andreoni© – CRM 78.546 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Todos os direitos reservados © 2024
Última atualização: 09/04/2024 às 14:38
cross