Infecção urinária, como prevenir?

Infecção urinária nas mulheres

A infecção urinária é muito comum na população, principalmente entre as mulheres. As mulheres podem ter mais de 20 vezes os riscos de ter infecção na urina.

A infecção na urina pode acontecer em qualquer fase da vida da mulher. Pode ser em crianças, adolescentes, na idade fértil e após menopausa. Como a infecção urinária é mais frequente em mulheres, nos referimos quase sempre aos problemas femininos.

O homem pode ter infecções renais, mas a infecção urinária específica é a prostatite.

Como ocorre a contaminação?

A mulher acaba tendo um risco maior de ter infecção urinária principalmente pelo mecanismo. Acredita-se que a infecção venha de fora para dentro. Como a uretra da mulher é curta, cerca de três e quatro centímetros, qualquer infecção ao redor da uretra pode chegar à bexiga, causando uma cistite, que é uma infecção na bexiga. Por a uretra ser curta e a saída estar próximo à vulva, perto da vagina, a contaminação bacteriana é maior.

Portanto, relações sexuais, lugares úmidos, a própria menstruação, qualquer coisa que a mulher faça, sua característica pode ser uma predisposição para infecção urinária.

Prevenção

É necessário fazer uma lista com muitas perguntas, às vezes mais íntimas. Porém, a única proteção que a mulher tem, praticamente, é fazer xixi. Toda vez que a mulher faz xixi, joga as bactérias para fora, sendo uma forma de prevenção das infecções. Portanto, beber líquido com maior frequência, evitar ficar longos períodos sem fazer xixi.

Algumas mulheres evitam banheiros públicos, ficando horas sem urinar, facilitando a infecção urinária. Um dos melhores jeitos de prevenir é beber bastante líquido e urinar com uma frequência maior, para que essa infecção urinária não fique mais complicada, facilitando a infecção dos rins de maior gravidade, que muitas vezes necessita da internação, e se for mais sério pode ter risco de vida.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

× Agendar Consulta