Dr. Cássio Andreoni

Vejo 3 dicas para melhorar a saúde dos rins e da bexiga no verão

Atualizado em 07/03/2023
Tempo de leitura: 2 min.

No verão, a temperatura tende a aumentar, o que faz com que o corpo sue mais e consequentemente perca mais líquido. Líquido esse que se não for reposto de forma adequada pode trazer problemas à saúde.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como melhorar a saúde dos seus rins e bexiga, não só no verão, como no calor em geral. Acompanhe!

O verão e as altas temperaturas

Com a chegada do verão, ocorre uma grande mudança na temperatura, e apesar de aqui nos países tropicais, como o Brasil, ser comum ter o aumento das chuvas e ser mais úmido, também aumenta a exposição das pessoas ao sol, pois verão, as pessoas vão para a praia, ficam mais fora de casa e isso pode gerar algumas diferenças no organismo. Mas quais são elas?

Efeitos da exposição ao calor

Devido a maior exposição ao calor, o corpo tende a suar mais e perder mais líquido, o que também pode acontecer por causa dos exercícios que se faz na praia, no clube ou nos parques.

Nós publicamos um trabalho feito em conjunto com Volta Redonda, mostrando que o calor faz aumentar em até 9 vezes o risco de ter pedra nos rins. Neste trabalho, separamos algumas dicas não só para o verão, como para as pessoas que estão constantemente expostas ao calor.

Hidrate-se bem

A primeira dica que nós demos, inclusive para quem trabalha em áreas de calor, como usinas, é de se hidratar mais e ingerir frutas cítricas.

As frutas cítricas ajudam a prevenir problemas de pedra nos rins e também de infecção urinária, porque o fato de ter mais calor e de perder mais líquido, faz com que a urina fique mais concentrada, o que pode aumentar as chances de se ter infecção urinária. Então, uma limonada é uma excelente opção, pois assim você está ingerindo água e uma fruta cítrica ao mesmo tempo.

Beba álcool com moderação

Quando falamos sobre o consumo de frutas cítricas como o limão, as pessoas logo questionam se a caipirinha segue a mesma linha de raciocínio. É importante lembrar que o álcool desidrata, e muitas pessoas acham que porque estão bebendo líquido e principalmente cerveja, estão se hidratando, mas é ao contrário. O álcool fica horas para ser metabolizado, já a água, ela é rapidamente absorvida e eliminada. Então, a pessoa quando bebe cerveja, ela tem a impressão de que está se hidratando, mas no fim das contas, quando tudo termina, ela acaba se desidratando.

Então, no verão, onde a chance de desidratação é maior, beber álcool também aumenta ainda mais essa chance.

Horários de atividade física

Outra dica é escolher melhor os horários para fazer atividades físicas, então, o horário antes das 9h/10h da manhã e depois das 16h/17h da tarde acaba sendo mais interessante, porque o sol não está tão forte e a perda de líquido é menor, então você vai ter um desgaste do corpo menor.

Então resumindo, no verão é importante estar atento aos horários de fazer exercício, fazer nos horários mais cedo ou mais para o fim da tarde; beber líquido o suficiente para que a urina fique sempre clara, que é o principal para você saber se você está bebendo bastante água. As frutas cítricas ajudam porque mudam o ph da urina, e tanto protegem contra pedra nos rins quanto a infecção urinária.

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Dr. Cassio Andreoni Ribeiro

CRM 78546
RQE 102167 - Urologista

Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.

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