O HPV é uma doença sexualmente transmissível, muito comum e que tem aumentado. Essa doença está totalmente relacionada ao contato sexual, e em contato de pele com a pele.
Se o homem ou a mulher tem HPV, pode transmitir de um para o outro, mas não só na genitália, a própria pessoa pode se contaminar. Tem gente que vê uma lesão no pênis, cutuca e depois coça os olhos ou a boca e pode transmitir. É de contato, não necessariamente genital.
O importante, para gravar, é que normalmente o HPV se expressa clinicamente através de uma verruga. Qualquer lesão que é sobrelevada na pele na região genital, é passível de suspeita de HPV.
Deve ser tratado, o homem pode ter relação com o câncer e a mulher tem risco de ter câncer de colo do útero. O recado final é que qualquer lesão sobrelevada, que aparece verrugas, deve ser investigada para fazer o diagnóstico e tratamento da HPV.
Urologista formado na Universidade Federal de São Paulo, há 25 anos e qualificado em cirurgia minimamente invasiva e robótica.