Adolescente: a importância de ir ao Urologista

Início » Adolescente: a importância de ir ao Urologista


Dr. Cássio Andreoni
Cv Lattes   GoogleMyCitations
CRM: 78.546

Quando o adolescente deve ir ao Urologista?

A dúvida mais comum dos meninos adolescentes é quando devem ir ao Urologista. Muitas pessoas dizem que é a partir dos 40 anos, e na maior parte das vezes, isso é verdade.

Quando a menina fica menstruada, a mãe já leva ao ginecologista e ela começa a ter orientações médicas realizando alguns exames. Por outro lado, como os meninos não têm problema nenhum, normalmente eles crescem sem ir ao médico.

Alguns problemas são vistos por volta dos 15 anos, portanto, essa seria a idade ideal de ir ao Urologista e fazer uma avaliação médica para avaliar a genitália, o movimento adequado do pênis ou dos testículos, fazer orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), prevenção de gravidez e tirar dúvidas sobre questões sexuais.

Por que ir ao Urologista?

A ida ao Urologista é muito importante porque um a cada quatro meninos nasce com varicocele, que são varizes que dão nos testículos. E um a cada oito meninos pode ter problema de infertilidade no futuro.

O ideal é que corrija esse problema de varicocele até os 18 e 21 anos. Portanto, essa é a idade de fazer espermograma e ver se está tudo bem com o espermatozoide. Lembrando que é a melhor fase, mas não quer dizer que depois não possa corrigir, porém, se não for diagnosticada, perde a melhor fase.

 

Como combater a desinformação dos adolescentes:

Hoje em dia, os meninos, diferentes das mulheres, não conversam com os amigos e familiares porque acham que sabem de tudo. Porém, existe muita desinformação dos meninos em relação aos hábitos sexuais saudáveis.

Portanto, isso pode levar às práticas sexuais inadequadas, riscos de doenças sexualmente transmissíveis, o não uso do preservativo, gravidez, entre outros problemas.

Doenças como sífilis e gonorreia têm aumentado bastante porque não são transmitidas apenas por garotas de programas, pois podem ser espalhadas pela sociedade, ou seja, é possível adquirir em escolas, faculdades, ambientes de trabalho, entre outros.

Para finalizar, é importante conversar com os meninos adolescentes e tentar deixar o assunto mais aberto. Caso contrário, leve ao Urologista para que seja feita a verificação do exame e das orientações necessárias para iniciar uma vida sexual livre de problemas com orientação profissional e menos riscos de doenças no futuro.

Dr. Cásssio Andreoni

Urologista pioneiro em robótica para cirurgia de próstata.

Entre em contato:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agendar Consulta